Friday, November 9, 2007

A velha Constantinopla

Eu ainda lembro muito bem o vôo entre Frankfurt e Istambul. Por vários meses eu tinha formado uma imagem de Istambul na minha cabeça mas sabia que tudo ia mudar quando finamente eu chegasse aqui. Na entrevista com a escola em San Francisco nós fizemos varias perguntas sobre como era a vida na Turquia e especialmente em Istambul e se era semelhante a vida no Ocidente. Pois é, no vôo eu estava empolgado que finalmente eu poderia ver pessoalmente este pais e seus costumes. (Eu sempre curto bastante o momento em que você tem a primeira impressão de um local em que nunca esteve antes) Quando o avião aterrizou eu não cansava de olhar pela janela porque queria ver como era a cidade.

No caminho entre o aeroporto e a escola (o que dá mais ou menos uma hora), apesar do cansaço, eu tentava absorver tudo ao meu redor. Uma das primeiras coisas que notei foi a quantidade de mesquitas espalhada pela cidade e a quantidade de sobrados e prédios de no máximo 4 a 5 andares. Cruzar do continente Europeu para o Ásiatico foi outro ponto alto do nosso primeiro dia. A vista de cima da ponte é inesquecível. Foi o único momento em que o motorista tentou falar com a gente, apontando para a vista lá fora dizendo: Bosforous!

Quando eu tive oportunidade de sair do campus e observar um pouco as pessoas e o resto da cidade nas primeiras viagens que a escola organizou para os professores novos, eu pude notar que realmente você ver sinais de uma cultura mesclada entre o Islã e o Ocidente. Eu notei algumas mulheres usando o véu sobre a cabeça e varias outras mulheres vestidas como mulheres ocidentais, usando blusa sem alça e mini-saias. Em vários outros lugares da pra vê que o país sucumbiu a influencias ocidentais. Starbucks chegou na Turquia a menos de 2 anos e nos já vimos mais de 10 lojas espalhadas pela redondeza. Se você for ao shopping, vai encontrar redes de fast food como MacDonalds, Burger King, Arby’s, KFC, Fridays, Sbarros, Popeyes, Schlotskey’s, Seven Eleven, Dominos, Little Ceasers’s, Pizza Hut, Subway e etc. Lojas como Gap, Claire’s Accessories, Levi’s, Nine West, Body Shop, Quicksilver e varias outras o que dá a impressão que você esta nos EUA.

Apesar de tudo isto que vejo a minha volta, há momentos que me fazem lembrar que este é um pais bem diferente de qualquer outro que já morei ou visitei. Eu nunca vou esquecer a minha primeira sexta-feira aqui na Turquia. Um do professores de Inglês que já mora aqui a 1 ano, convidou vários dos novatos para ir a cidade mais próxima jantar num boteco bem local onde raramente se vê estrangeiros. Apos a janta, quando estávamos indo em direção ao ponto do ônibus, eu presenciei pela primeira vez o chamado da oração, ou chamado do muezim. É uma gravação que toca do alto-falante de todas as mesquitas, 5 vezes por dia em horários diferentes de acordo com o calendário Islâmico, convidando a todos os mulçumanos devotos a orarem. Esta experiência ficou gravada na minha mente. Coisas assim enfatizam a essência de Istambul, uma cidade dividida entre 2 continentes e entre 2 culturas. Uma das minhas atividades preferidas em Istambul é cruzar de um continente a outro num ferry. Toda vez que estou num ferry e olho a cidade a distancia, fico impressionado com a quantidade de mesquitas no horizonte e me lembro o quão diferente Istambul é de todas as idéias e imagens que tinha na minha cabeça. And you know what? I love it!

2 comments:

Rene said...

Very nice. It's funny that you're writing this at the same time I'm writing about feeling homesick. But I agree with you completely and it's always good to focus on the positive and exciting things.

So you want to order Domino's today? :-)

Lilian said...

Muito bom este post cunhado... e q bom q vc está gostando (e gosta de conhecer novos lugares), acho que faz tudo ficar mais fácil.