Saturday, November 3, 2007

Fenerbahçe

Exatamente a duas semanas atrás, nos tivemos a oportunidade de ir a estádio do Fenerbahçe do lado asiático de Istambul para assistir uma partida de futebol da liga Turca, Fenerbahçe vs. Konya. Assim que cheguei em Istambul, sabendo que todos os meus alunos seriam fanáticos por futebol, tive que escolher um time para torcer. A decisão foi fácil porque o time com o maior numero de Brasileiros em Istambul é o Fenerbahçe. Aqui esta a lista de Brasileiros: Zico (técnico), Roberto Carlos, Mehmet Aurélio (brasileiro naturalizado turco), Alex de Souza, Eduardo de Souza, Deivid de Souza e ainda tem o argentino Diego Lugano. Os outros times grandes de Istambul são o Galatasaray com o Lincoln e Beşiktaş que tem o Ricardinho e Bobo.

Na semana anterior ao jogo nos passamos na frente do estádio e compramos camisas do time como bons torcedores. Eu comprei a camisa oficial e a A (não escrevo o nome de pessoas para evitar searches no google) comprou uma camisa amarela e azul (cores do time) com o numero 12 na frente. Este numero é reservado somente para os fãs. Agora que tínhamos o uniforme, nos estávamos preparado para o assistir o nosso primeiro jogo.


O jogo começou as 20:00 e nos fomos um pouco mais cedo para podermos jantar antes de entrar no estádio. Com poucos minutos antes do jogo, o transito do lado de fora do estádio virou uma loucura e a gente só via duas cores... amarelo e azul. Eu estava empolgado para ver o Zico pessoalmente pela primeira vez e trocar uma idéia com ele.... quem diria hein? Quando os jogadores entraram no gramado, a galera enlouqueceu. Nós estávamos sentados atrás do gol do lado direito do campo e o primeiro gol da partida foi bem na nossa frente, só que para o time adversário. Começou mal mas não deu nem um minuto apos o primeiro gol e o Fenerbahçe marcou pra gente. Apartir dali só deu Fenerbahçe e no intervalo já estava 3x1. No segundo tempo o Fenerbahçe ainda fez mais um gol para sacramentar a vitória. O Roberto Carlos jogou muito bem, com direito a drible da vaca e tudo. O Alex foi substituído na metade do segundo tempo mas também jogou um bolão.

Depois do jogo nos voltamos para a escola num micro onibus fretado por nós. Tinha mais outros 8 professores da escola que foram com a gente. Na segunda-feira eu estava falando com os meu alunos sobre o jogo e descobri que alguns dos meus alunos estavam lá também. Foi muito divertido e agora pretendo assistir um jogo da UEFA. Hoje a noite eles jogando contra o PSV mas infelizmente não pude ir, já que amanha vamos acordar cedo para ir a uma fabrica de cobre. O vídeo do YouTube foi gravado com a minha câmera digital e a qualidade não é tão boa mas da para ver alguma coisa e no ultimo gol da para ver o Roberto Carlos (numero 3) bem.

Pois é, deixo com vocês o grito da torcida.... Fener. Fener....!

4 comments:

Osmar Reis Junior said...

Ae Kley... Agora que vc ja se empolgou com a torcida do Fenerbahçe, e coisa e tali... vc precisa vir ao Maraca em dia de jogo do Mengao... AE SIM VC SE APAIXONA DE VEZ PELO MAIS QUERIDO DO BRASIL... ahahaha... Abç cara..

KF said...
This comment has been removed by the author.
KF said...

Osmar, cria vergonha na cara e torce para um time campeao que nem o Sao Paulo e nao um timinho que nem o Flamengo

Unknown said...

toma nos teus "instanbuuul"!