Tuesday, November 6, 2007

Istambul é uma Chaminé

Eu já estava querendo escrever sobre este assunto faz tempo. Agora chegou a vez. Com certeza este tópico é uma das coisas que mais me chama a atenção neste pais e ainda fico impressionado mesmo três meses depois de chegar aqui na Turquia.

O povo que fuma!
Vou repetir, oooo povo que fuma!

Nunca vi tanta gente que fuma assim nem no Brasil nem na Argentina nem na casa do chapéu. Para vocês terem uma idéia, de todos os turcos que eu conheço (tem vários aqui na escola que trabalham comigo) acho que só uns 4 não fumam e deste 4 só tem um que eu sei que nunca fumou na vida. Inclusive tem uma sala aqui na escola para fumantes. Na maioria dos estabelecimentos públicos, todo mundo fuma. Só agora, dizem alguns turcos, é que eles estão separando uma área para não fumante. Notem que a área separada é para não fumante e o resto é para fumantes. Quando nós chegamos aqui na Turquia, tinha uma cesta de boas vindas no nosso apartamento com um livro dentro que foi escrito por uma estrangeira que mora na Turquia há anos. No inicio do livro ela aborda vários motivos positivos e negativos de a pessoa se mudar para a Turquia e adverte a todos que se você não suporta cigarro a Turquia não é um lugar para você. Pois é, eu não suporto e todas as vezes que vamos ao centro ou comemos em algum restaurante voltamos pra casa com cheiro de cigarro. Isto, sem duvida nenhuma, é a coisa que mais me incomoda de morar na Turquia. Tem varias coisas que realmente gosto deste pais e espero poder escrever sobre elas, mas tive que começar com este ponto negativo. O povo que fuma! Na nossa corrida de 15 km, tinha um individuo correndo com um cartaz que dizia: “não ao cigarro”. O mais engraçado foi que antes de começa a prova, tinha vários corredores fumando um cigarro, coisa que você não vê mesmo nos EUA. Pois é, quem tiver planos de nos visitar, traga uma tanque de oxigênio e venha preparado para presenciar a grande chaminé de Istambul.

Obs. Só quero deixar claro que na nossa comunidade (moramos no campus da escola), que é um pouco afastado de Istambul, nós quase não vemos ninguém fumando. Dentro da escola também não se vê ninguém fumando mas o cheiro estão nas pessoas, ou seja, da para identificá-las. O ponto em questão é que só sofremos com o cigarro quando vamos a Istambul que geralmente é só nos fins de semana.

1 comment:

Lilian said...

Que chato isso! Eu também não suporto cigarro. Ainda bem que aí na escola não tem muita "fumaça"...