Friday, November 2, 2007

Sexta-Feira.

Sexta-feira é meu dia preferido na escola. Para quem ainda não sabe, eu não dou nenhuma aula na sexta. Eu passo o dia inteiro preparando aulas para a semana seguinte ou corrigindo provas e tarefas do meus alunos. Sexta também é um dia de carga horária menor. A ultima aula do dia termina as 12:55 e podemos ir para casa de imediato. Nos outros dias da semana normalmente ficamos na escola ate as 16:20. Hoje, contudo, choveu o dia inteiro e eu ainda tive que dar uma aula de 40 minutos para substituir uma aula que foi tomada de mim na quarta-feira. Não foi das melhores sextas mas mesmo assim não posso reclamar.

Na parte da tarde eu fui ao bairro aqui perto da escola chamado Kurtköy para tirar uma foto de passaporte para o meu cartão de transporte. Falando em cartão de transporte, eles tem um sistema aqui em Istambul para transporte publico que você pode usar um aparelhozinho chamado akbil (que é um sensor de metal redondo que parece com uma bateria de relógio ou calculadora) em vários sistema de transporte publico (trem, ferry, ônibus e etc.). Você pode carregar o akbil em vários pontos da cidade com o valor que quiser e toda vez que você usa ele desconta automaticamente do total de credito que você tem armazenado. Muito bom o sistema. Entretanto, professores podem comprar um cartão que vem com um destes akbil só que você acaba pagando menos porque há desconto para professores. Já que consegui a foto hoje, na segunda-feira já posso preencher o formulário e ai é só esperar o cartão chegar para usufruir de transporte publico barato.

Após tirar a foto, fui jantar com outros professores daqui da escola que se juntam de vez em quando para fofocarem sobre a escola. É sempre divertido ouvir as ultimas noticias e dar uma boa risada. Depois da janta voltamos a escola e agora é relaxar porque o Sábado chegou. Sempre bem-vindo. Fica aqui o meu desejo de bom Sábado a todos.

No comments: